Anais EEMU 2020

Arquivo completo

Apresentação

 

A afetividade na relação entre a mãe e o bebê e o desenvolvimento musical no primeiro ano de vida

Fernanda Peres Gilberti 

Silvia Cordeiro Nassif

 

A experiência comunitária na formação do indivíduo: reflexões sobre as aulas coletivas de bateria no curso de Música Popular da Universidade Estadual de Campinas

Leandro Barsalini

 

A experiência do ensino coletivo na Catedral das Assembleias de Deus em Volta Redonda/RJ (CADEVRE) 

Márlon Souza Vieira

 

A importância da apreciação musical no ensino do choro: um estudo baseado no conceito de dialogia do Círculo de Bakhtin

Antonio Fernando V. Souza

 

A observação participante como método para pesquisa de campo em ensino coletivo de instrumentos musicais 

Cindy Helenka Alves

Fernando Vago Santana 

 

A sonologia do desenvolvimento de um audiogame acusmático e suas aplicações na pesquisa em música e linguagem 

Leonardo J. Porto Passos

José E. Fornari Novo Jr.

 

Ambiente virtual de aprendizagem e a proposta de um espaço de ensino coletivo no canto coral 

Sandra Regina Cielavin

 

Apreciação e aprendizagem musical de idosos através do violão na era digital: um estudo sobre esta experiência e seus desdobramentos no programa UniversIDADE da Unicamp

Gustavo Ramos Ferraz 

 

Aprendizado em pares: análise de um episódio interativo na aula de Piano em Grupo 

Bianca Viana Monteiro da Silva

 

Atividades rítmicas desenvolvidas pelo  projeto PIBID na EMEF Elisa Franco de Oliveira 

Darlanne Santos Pereira

Ellen Dias Braun Soares

Mônica Nunes Ketle

 

Banda de música e repertório: potencializando o ensino musical 

Fernando Vieira da Cruz

Rafael Cardoso

 

Canto coral como ferramenta de musicalização para adultos: um relato de experiência na Casa da Cultura de Itupeva/SP

Juliana Freires Oliveira Silva 

 

Ensino coletivo de Cordas e Clarineta na comunidade de Santo Antônio do Leverger/MT: um relato de experiência 

Keroll Elisabeth Weidner

Vinícius de Sousa Fraga 

 

Ensino coletivo de música: no sopro da flauta doce

Analice Marques Braga de Oliveira

 

Estratégias de ensino coletivo de violão em um projeto social, com base na pedagogia dalcrozeana 

Natália Búrigo Severino

Adriana Gasparetto Martelli

 

Estudo sobre o projeto político pedagógico e o guia didático do Projeto Guri para cordas friccionadas 

Daniele Salina Gonçalves Gomes 

Adriana do Nascimento Araújo Mendes

 

Helena Meirelles, visibilidade, gênero e educação musical

Hugo Romano Mariano

Jorge Luiz Schroeder

 

How to use Basics: uma introdução à utilização dos exercícios contidos na obra de Simon Fischer 

Emerson de Biaggi 

Thayná Bonacorsi

 

Implementação das novas diretrizes da extensão universitária no curso de Licenciatura em Música da UERN: um relato de experiência no Curso Livre de Violão

Thrycia Viviane Gadelha Macena Oliveira

Renan Colombo Simões

 

Iniciación a la Libre Improvisación: Un estudio de caso con una Orquesta de Saxofones

Miguel Clemente

Manuel Falleiros

José Fornari

 

Inserir para (re)construir-se: visitando as aulas de percussão no Projeto Guri-Polo Regional de Ribeirão Preto/SP

Ilza Zenker Leme Joly

Milena Cristina Izaias

 

Jogos de improvisação como estratégia pedagógica no ensino coletivo de instrumentos musicais 

Nathan Tejada de Podestá

Simone Marques Braga

Laís de Souza Silva

 

Jogos e brincadeiras musicais no ensino fundamental I: um levantamento de possibilidades pedagógicas 

Patrícia Depesgari

Mariana Barbosa Ament

 

Livro de violão do Projeto Guri: Propostas para a promoção da educação musical através do ensino coletivo de violão numa perspectiva pedagógica contemporânea

Vandersom Ricardo da Cruz

 

“Método” para ensino coletivo de instrumentos de sopro 

Leonardo Ramos dos Santos 

Fred Siqueira Cavalcante

 

Música em movimento: potenciais das brincadeiras tradicionais brasileiras na educação infantil 

Débora Schützer Lasso dos Santos

Juceleni Papeschi Sampaio

Mariana Barbosa Ament

Viviane Aparecida Peruzzi

 

Música no novo ensino médio: as relações entre espaço escolar e um grupo auto-organizado

Tauini Mauê Santos Rosa

 

Musicalização temática: Regiões do Brasil 

Libna Ruama Candido

Susanna Medeiros Furtado Medeiros

Ellen De Albuquerque  Borges Stencel

 

O ensino coletivo de violão no Curso Livre de Violão da UERN: um relato de experiência 

João Pedro Bezerra da Silva

Renan Colombo Simões

 

O regente de grupos instrumentais enquanto educador musical no ambiente escolar básico

Rodrigo Padovan Grassmann Ferreira

 

Reciclagem da sonoridade musical: um estudo sobre a ressignificação sinestésica do timbre de instrumentos musicais feitos com material reciclável

Paulo Salmaci

José Fornari

 

Reflexões sobre o planejamento de atividades ligadas à cultura indígena na Educação Básica

Roberta Carvalho Pereira Campos 

Artur Guz Tinoco

 

Reflexões sobre um estágio na capoeira Angola

Clara Tomie Yamasaki Heider Rodriguez

 

Relato de experiência: oficina prática de Maracatu de baque virado em Santiago do Chile 

Carlos Eduardo Sueitt Garanhão 

 

Relato de observações ativas realizadas em grupos de ensino de flauta doce através do Método Suzuki

Gabrielle Alvarenga

Ilza Zenker Leme Joly

 

Utilización de Pure Data y Musescore como herramientas para la educação musical y desenvolvimiento creativo 

Paula Fernanda AlfaroBarrales

Adriana do Nascimento Araújo Mendes

 

Utilizando o software livre Lilypond para a educação musical inclusiva do deficiente visual

Bianca Andreo

Vilson Zattera

José Fornari